Uma residência moderna e ampla, repleta de elementos contemporâneos que valorizam o bem-viver - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle
“Neste projeto, criamos uma casa de final de semana que proporciona conforto e conexão total com a natureza. Utilizamos concreto e madeira para refletir originalidade, e se integrar ao entorno, priorizando a eficiência e a sustentabilidade na construção, pois entendemos a arquitetura como parceira do meio ambiente. Também incluímos ventilação cruzada e iluminação natural abundante, reduzindo o uso de ar condicionado e iluminação artificial. “ mf+arquitetos
Fotos_Fernando Guerra
A volumetria da casa em formato de T foi ideal para a distribuição dos ambientes. No volume central está o hall, com portas de muxarabi e painéis em madeira natural, além de piso em granilite, paredes e pergolado de concreto aparente, que permite a entrada da luz natural, criando um jogo de luz e sombra que enriquece a atmosfera do espaço e conecta com o paisagismo de Marcelo Vassalo.
A construção a seco, com projeto estrutural de Thesin Engenharia, usa o sistema construtivo de madeira laminada colada, reduzindo o desperdício de materiais, além de contribuir no conforto térmico e proporcionar uma obra mais rápida e sustentável. Destaque para a ventilação cruzada que acontece em todos os ambientes, bem como o uso abundante da iluminação natural, com aberturas no teto.
Abaixo e à esquerda, o lavabo envolto pelos painéis de marcenaria, com cubas esculpidas na própria pedra e torneiras em preto fosco da Deca.
Na sala de estar e TV, móveis de design como a poltrona Beto e a poltrona Vivi de Sérgio Rodrigues (ambas da Perfilcasa Design).
Os metais são da Deca e a churrasqueira da Elettromec oferece uma opção para os almoços em família. A casa tem sistema de iluminação com luzes que realçam a textura dos materiais .
A conexão do espaço gourmet com o estar, com vista deslumbrante para a represa e a piscina. O espaço foi projetado para ser o coração das atividades de lazer, com portas de correr em alumínio e vidro (Zeloart) que permitem a abertura total. A climatização foi executada pela PCA Soluções em Climatização e Engenharia Térmica. O forro em concreto combina com os pilares no mesmo material, assim como a bancada, além do piso em granilite que segue a textura. Para otimizar o espaço, a marcenaria de linhas retas mantém a paleta de cores, contrastando com o mobiliário contemporâneo de design autoral como mesa Arimello (1958), poltronas Renata, banco Leif assinados por Sérgio Rodrigues e a cadeiras Duda de Aristeu Pires no jantar, tudo da Perfilcasa Design.
A área íntima da casa, incluindo a suíte master e a sala de TV. O forro é todo em madeira, garantindo um visual mais aconchegante e intimista para os espaços de descanso, com climatização da PCA Soluções em Climatização e Engenharia Térmica. As amplas portas de correr em alumínio no acabamento Perita jateado (Zeloart) são finalizadas por cortinas de tecido, deixando a iluminação realçar a beleza de cada elemento. A marcenaria, que otimiza os espaços e agrega funcionalidade, assim como na sala de banho, abaixo. Os espelhos ampliam o ambiente, que tem bancada com cuba esculpida. No decór a escolha foi um mobiliário de design contemporâneo,como poltrona Oscar de Sérgio Rodrigues na suíte e os móveis do home como a poltrona Benjamim também do mestre do design a mesa de centro assinada pelo estudiobola (tudo da Perfilcasa Design), finalizados pelo sofá em tons de fendi e as mesa de apoio.