O objetivo deste projeto luminotécnico foi reduzir gastos de energia e valorizar arquitetura e paisagismo - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Assinatura Baixar o APP

O objetivo deste projeto luminotécnico foi reduzir gastos de energia e valorizar arquitetura e paisagismo

O objetivo deste projeto luminotécnico foi reduzir gastos de energia e valorizar arquitetura e paisagismo


“Tivemos o cuidado ao planejar e elaborar o projeto luminotécnico desta fazenda com a intenção de reduzir gastos de energia elétrica e equipamentos e, ao mesmo tempo, minimizar problemas que podem surgir em um sistema inadequado ou mal dimensionado depois de pronto. O sistema foi dividido em setores, o que facilitou na flexibilidade de acionamentos, permitindo o uso da luz de acordo com cada ocasião e necessidade. Assim, é possível ter em uma mesma área, desde uma iluminação mais econômica, de segurança, até algo mais elaborado para recepção de convidados. O conceito inicial foi utilizar a tecnologia LED, que não emite calor, para preservação das plantas e realçar a beleza dos espaços.”_Maiquel Alexandre.

Fotos_Cláudio Souza

Compartilhar


Para dialogar com a arquitetura existente, o lighting designer estudou o projeto em várias horas do dia. Assim, conseguiu acentuar a beleza do cenário e criar um efeito dramático, além de integrar volumes de arquitetura e paisagismo. O índice de reprodução de cores (IRC) dos LEDs foi adequado para enfatizar o verde, os galhos e as texturas. A complexidade deste projeto estava exatamente em saber aonde não colocar luz. Assim, nos jardins foram aplicadas luminárias de solo uplight (Interlight) que valorizaram as grandes palmeiras e nas copas das árvores projetores (Stella Iluminação) específicos para áreas externas, fazendo um contraste com a piscina e suas nuances. A iluminação foi fornecida pela Nine Lighting Concept e instalação foi realizada pela MVBA Instalações Elétricas.

O lighting designer apostou em luminárias minimalistas (Directlight) que integram a varanda, gerando uma iluminação suave e aconchegante. Fontes de luz da Stella Iluminação (ambas com temperatura de cor quente) na sanca de madeira garantem uma iluminação indireta que valoriza e demarca o espaço. As luminárias foram fornecidas pela Nine Lighting Concept.


Escadas com luminárias lineares (Lemca Iluminação) blindadas e resistentes às intempéries garantem mais flexibilidade na composição. Para destacar a estátua em bronze, foi utilizado o Spot Led da Directlight (Nine Lighting Concept).

Para valorizar a arquitetura paisagística, foram empregados projetores de fachos assimétricos da Stella Iluminação (Nine Lighting Concept).


+ info

MAI Arquitetura Iluminação


Profissional Maiquel Alexandre
CAU CAU A61534-0
São José do Rio Preto/SP
Telefone (17) 99743-3123 (17) 3363-5272
E-Mail maiquel@maiquel.com.br
Website www.maiquel.com.br
MAI Arquitetura Iluminação - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Fornecedores

Directlight - (16) 3415-7300
Interlight - (11) 4789-9968
Lemca - (11) 2827-0600
MVBA instalações elétricas - (17) 98152-7655
Nine Lighting Concept - 17 99621-1645
Stella - (51) 3529-7044