Depois de um período de aprendizado e mudanças, confira algumas tendências que vão fazer parte da nossa nova realidade

Assinatura Baixar o APP

Depois de um período de aprendizado e mudanças, confira algumas tendências que vão fazer parte da nossa nova realidade

Depois de um período de aprendizado e mudanças, confira algumas tendências que vão fazer parte da nossa nova realidade


Compartilhar

Tempos tão atípicos e difíceis como esses têm virado o mundo de ponta cabeça, causando uma revolução principalmente em nossa forma de agir, consumir e conviver em sociedade. Diante de tantas mudanças e novas responsabilidades, a tendência é que reformulemos cada vez mais o nosso modo de levar a vida, a fim de nos adaptar à essa nova realidade. Vejam algumas:

Transformação Digital | A inevitável transformação digital teve seu processo acelerado no período.
O volume do tráfego da internet nas regiões de maior contenção aumentou cerca de 70% e as ferramentas digitais se tornaram essenciais principalmente nos quesitos comunicação, segurança e entretenimento. Hoje uma reunião ou uma consulta podem ser feitas através de aplicativos seguros e fáceis de utilizar, evitando deslocamentos e com ganho de tempo, economia e mais segurança se pensarmos nos grandes centros.

Home Office | O trabalho remoto já era uma tendência para profissionais liberais e freelancers.
A modalidade foi estabelecida em muitas empresas por extrema necessidade para manter as suas atividades com os protocolos de segurança. Esse modelo deve ser mantido pós pandemia e apenas parte das operações voltará ao modo presencial, prevalecendo o sistema híbrido como predominante. Com isso, devem diminuir a existência dos grandes escritórios, reduzindo custos e fortalecendo a utilização de coworkings. O formato também melhorou a produtividade e conforto para os colaboradores, além da confiança na relação entre empregador e empregado.

Ensino a distância | A procura por conhecimento é cada vez maior e necessária em todos os segmentos. A quantidade de cursos e mentorias online cresceu exponencialmente, assim como a variedade de assuntos. Surgiram novas plataformas e aumentaram muito as ofertas de cursos gratuitos, o que fortaleceu e facilitou a expansão do formato. Para crianças e adolescentes, as aulas presenciais estão muito longe de desaparecer pelos incontáveis benefícios que elas trazem, mas a extensão delas como plantões para dúvidas e atividades extracurriculares são de grande valia.

Revisão de Valores | Agora como nunca o “menos é mais”. Consumir por consumir saiu de moda. Neste novo período, o cliente será mais responsável e com preocupações como: de onde vem o produto, que benefício ele proporciona, quais impactos ele causa na natureza, qual a melhora que ele produz a sociedade e qual engajamento traz? Estes são valores que se tornarão essenciais e prioritários a todos os tipos de produtos.

Consumo | As lojas físicas estão se adaptando aos novos tempos. Além dos cuidados com a saúde dos clientes, as empresas vão ter que investir em estratégias para engajar os consumidores e criar espaços que os remetam a sensação de estar no conforto e segurança de suas casas. Mas a maior mudança é o delivery. Durante a pandemia, 71% das pessoas aumentaram seu volume de compras online em vários segmentos, seja pela necessidade do momento ou mesmo pela praticidade. Isto fez a grande maioria das empresas aprimorar ou criar seus deliveries. No futuro todos terão o serviço, tendo inclusive novos modelos de negócios como os “restaurantes fantasmas”, estabelecimentos que só funcionam como delivery. Outra tendência são os shopstreaming, uma versão Instagram dos antigos canais de venda na TV transportados para lives nas mídias sociais, seguindo suas grandes audiências.

Cultura e entretenimento | Com o isolamento social, os shows online conhecidos como lives e os tours virtuais a museus e parques ganharam grande destaque. A forma de consumir cultura e entretenimento deve evoluir para experiências imersíveis, que tentam conectar o real com o virtual a partir do uso de novas tecnologias como realidade aumentada e virtual, máquinas inteligentes, entre outras. Até a leitura de um bom livro tende a mudar para um tablet por exemplo, onde filmes ilustrarão os lugares e personagens. E nossa revista, você está lendo agora a versão impressa ou digital?
Bem-vindo ao futuro!