Esta residência ganhou leveza através de panos de vidro e décor sóbrio
“O conceito deste projeto foi uma arquitetura minimalista e sustentável com volumetria geométrica. Traçados horizontais deram amplitude e imponência ao bloco arquitetônico que, apesar de rígido, ganhou leveza e fluidez através de panos de vidro. As amplas aberturas presenteiam a área social com a vista do campo de golfe aos fundos do terreno, ponto determinante para a setorização do programa da residência. No décor, Aritana Salles desenvolveu um projeto de interiores sóbrio e aconchegante, contrastando os ambientes interno e externo com extensos painéis em madeira que aquecem os espaços e criam dualidade entre o conforto da madeira e a rigidez do concreto.”_Aritana Salles e Daniel Ribeiro.
Fotos_Xavier neto
A fachada, com linhas horizontais e volumetria minimalista, recebeu textura (Dantecolor) em tons fechados, revestimento em réguas de concreto (REV Revestimentos), painel ripado em alumínio (Aluvetro) e paisagismo executado pela BioDomus. Todas as etapas deste projeto, desde a concepção arquitetônica, passando pela arquitetura bioclimática, especificações de materiais, canteiro de obra, até a finalização, somadas ao sistema de captação de energia solar, que produz grande parte da energia elétrica consumida, foram fundamentais para que a residência recebesse o selo Silver, da certificação GBC CASA – expedido pelo Green Building Council, um dos órgãos mais respeitados mundialmente na área de construções sustentáveis.
O grande desafio dos profissionais foi criar sinergia entre os espaços, com um décor que desse unidade ao todo, uma vez que a arquitetura foi concebida em planta livre para a área social, integrando piscina, varanda, jantar, living e espaço gourmet. Desta forma, a área de lazer conta com a amplitude de uma piscina com borda infinita, revestida em pastilha (Casa dos Construtores), que se projeta sobre o campo de golfe. A varanda recebeu mobiliários de inspirações náuticas com tecidos em tom de azul e almofadas em cores vivas. No espaço gourmet, bancadas em mármore Marrom Imperial e backsplash com réguas em concreto, ambos da REV Revestimentos, dialogam com a sofisticação do living composto pelo sofá Vegas, poltronas Sela em veludo marsala, sobre tapete da Tapetes Originais. A marcenaria (Ismael Gabriel Marcenaria) em nichos conecta o home à área social, dando continuidade aos ambientes, assim como o uso do piso em porcelanato Portinari, Crema Valência (Casa dos Construtores). Todo o mobiliário, com peças assinadas por designers, é Roberto Chaim Móveis. Esquadrias em alumínio da Aluvetro, cortina da Vila Nobre Decor e iluminação pontual da NR Iluminação.
No corredor de acesso à área social, as amplas aberturas trabalham a biofilia através da conexão entre o espaço interno e o paisagismo tropical da BioDomus, que trabalhou majoritariamente com espécies nativas e/ou adaptadas. Além de um pré-requisito para a certificação ambiental, tem sua manutenção ainda mais facilitada pelo sistema de irrigação automático e inteligente (Geo Soluções).
O foco foi criar uma suíte aconchegante, através de tons terrosos e neutros, com painel ripado em madeira, armário com portas em vidro reflecta bronze (ambos Ismael Gabriel Marcenaria), cortinas (Vila Nobre Decor) e criados-mudos (Roberto Chaim Móveis.
A sala de banho é composta pelas formas geométricas do revestimento Tavola Decor da Portinari (Casa dos Construtores) em textura amadeirada que dialoga com a linguagem do dormitório. Uma ampla bancada em mármore crema marfil (REV Revestimentos) recebeu armários (Ismael Gabriel Marcenaria) e banheira (Riolax).
+ info
Daniel Ribeiro Arquitetura
Profissional Daniel Ribeiro
CAU 39953-1
Av. da Saudade, 3840, - São José do Rio Preto/SP
Telefone (17) 3011-1020 e 3305-4111
E-Mail daniel@danielribeiro.arq.br
Website www.danielribeiro.arq.br