Vinhos Brasileiros! Descubra algumas vinícolas de destaque no Brasil
As vinícolas brasileiras nos últimos anos têm se empenhado em melhorar os seus processos de produção, com qualificação de profissionais e investimento em tecnologia. Com isso, eles vêm transformando o cenário, criando vinhos de mesa finos mais elaborados e que caíram no gosto dos apreciadores mais exigentes. Por exemplo, no sul, temos produtores como Mário Geisse, em Pinto Bandeira, que apostou em um manejo ecoeficiente, sem utilização de agrotóxicos, feito através da aplicação do sistema TPC (Thermal Pest Control), que permite estar em total harmonia com o meio ambiente e garante matéria-prima superior para produzir espumantes de altíssima qualidade. Na região Sudeste, principalmente em São Paulo e Minas Gerais, produtores estão usando uma técnica de dupla poda, criada por pesquisadores da EPAMIG, que “engana” a videira e inverte o seu ciclo, fazendo com que frutifique no inverno, quando o clima – amplitude térmica, insolação e ausência de chuvas – é parecido ao das grandes regiões vinícolas do mundo. Sabrina Puglieri, da Decanter Rio Preto, diz que com tudo isso as uvas apresentam mais aroma e maior concentração de açúcares e polifenóis e se transformam em vinhos mais harmônicos, aromáticos e originais.
Por exemplo, em Espírito Santo do Pinhal (SP) os vinhos produzidos pela Guaspari utilizam essa técnica. A região tradicionalmente cafeeira possui condições muito favoráveis à viticultura, o que vem produzindo vinhos emblemáticos. No sul de Minas, Luiz Porto, em Cordislândia, encontrou um terroir característico para plantar suas mudas importadas da França. Por lá se encontra um solo fértil, que possui na sua composição argila o que permite que ele retenha muita água, característica importante para que as videiras suportem a seca do inverno.
Mais adiante, em Andradas, na vinícola Stella Valentino, José Procópio Stella, produz vinhos com as uvas Syrah, Tempranillo e Sauvignon Blanc. As duas últimas, são os destaques da sua produção de inverno, muito procurada por apreciadores. Além deles temos muitas outras vinícolas que estão seguindo esta linha de poda e estão se destacando como: a Casa Verrone, em Itobi (SP), nas proximidades de São José do Rio Pardo, SP; e a
Terras Altas, com o seu vinho Entre Rios, em Bonfim Paulista perto de Ribeirão Preto. E assim, estamos criando bebidas complexas e cheias de sabor, que se consagram não só em território nacional como lá fora também, como o caso da Vinícola Góes, localizada em São Roque, no interior de São Paulo, que se destacou no Decanter World Wine Awards deste ano e levou quatro medalhas, com destaque para o vinho Philosophia, feito com a casta Cabernet Franc.
Para aproveitar as características da microrregião de Pinto Bandeira e melhorar a qualidade da produção, a vinícola Família Geisse optou por implantar em todos seus vinhedos de Chardonnay o sistema de espaldeira, trabalhando com índices de produção controlada.
O premiado Philosophia, da Vinícola Góes.
Angelus, de Andradas (MG) da Stella Valentino