Alex De Giorgio fala sobre o maestro das informações: o arquiteto

Assinatura Baixar o APP

Alex De Giorgio fala sobre o maestro das informações: o arquiteto

Alex De Giorgio fala sobre o maestro das informações: o arquiteto


Foto Freepick

Compartilhar

A profissão de arquiteto é uma das mais interessantes que o homem criou. Ela encanta o ser humano e organiza o cotidiano das pessoas, tendo um papel determinante na construção da personalidade dos povos e até de seus hábitos.
Portanto, seus operadores têm um papel relevante vinculado à interpretação dos sonhos, vontades e realidades vividas por seus clientes.
Esta dimensão do bom gosto, da ousadia ou da racionalidade interpretativa da realidade é uma das diversas faces dos arquitetos, talvez a mais perceptível pelas pessoas.
Porém, quando mergulhamos no cotidiano desses profissionais, muitos outros papéis são fundamentais para criar harmonia e gerar qualidade ao produto da sua criação.
O processo de transformação de um projeto arquitetônico em realidade tem dimensões muito interessantes e uma delas é a informação. A quantidade e o fluxo delas são assustadores e vão desde simples cotas e medidas, passando por conhecimento em artes, percepção do espaço e sua utilização no futuro e terminando com a tradução de alterações solicitadas pelos clientes fora de horário e por aplicativo de celular. Portanto, gerenciar e organizar este fluxo de informação é papel fundamental para o verdadeiro profissional.
Outra dimensão interessante do papel do arquiteto é o da especificação dos materiais. O profissional deve ser um estudioso e conhecer muito bem as características dos materiais que escolhe, como por exemplo especificar uma pedra que mancha para uma pia de cozinha só porque a cor desta pedra combina ou um produto que não se adequa à região quente. A qualidade destas escolhas é um dos dos principais fatores que determinam o resultado final da construção.
O lado humano de como transmitir suas ideias para seus comandados também tem um impacto transformador no processo, pois são essas pessoas que vão tirar as ideias do papel e, se elas tiverem comprometidas e motivadas, muito melhores serão os resultados.
Enfim, os arquitetos têm o papel fundamental no processo trazendo suas ideias criativas e seu bom gosto, adequando tudo isto com o pedido do cliente, garantindo e organizando o fluxo de informação e motivando a todos para juntos realizarem seus planos. Talvez uma boa analogia a essa profissão seria de um maestro de informações.



+ info

Alex De Giorgio

São José do Rio Preto/SP
E-Mail alexdegiorgio@terra.com.br
Alex De Giorgio - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle