HPV: O que é e como prevenir! - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Assinatura Baixar o APP

HPV: O que é e como prevenir!

HPV: O que é e como prevenir!


Compartilhar

As lesões deste vírus parecem simples, mas podem trazer altos riscos para saúde. Saiba mais sobre essa infecção suas causas, sintomas e formas de prevenção.

HPV: O QUE É E COMO PREVENIR
O papilomavírus humano (HPV) é uma família de mais de cem tipos de vírus que podem causar infecções assintomáticas ou levar ao aparecimento de verrugas na pele e nas regiões oral, anal, genital e da uretra. No entanto, as lesões genitais causadas pelo HPV são consideradas de alto risco, pois podem ser precursoras de tumores malignos, especialmente do colo do útero e do pênis. A identificação da doença em homens acaba sendo mais fácil, uma vez que as características anatômicas dos órgãos sexuais masculinos permitem que as lesões sejam mais visíveis. Porém, nas mulheres elas podem se espalhar pelo trato genital e chegar ao colo do útero, o que exige exames especializados, como o Papanicolau, para chegar ao diagnóstico. Portanto, é muito importante estar sempre atento aos sintomas, como o surgimento de verrugas com aspecto parecido ao de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas. Em casos mais leves, a alteração nas genitais será discreta e perceptível apenas com exames específicos; já nos mais graves, as células infectadas pelo vírus podem acabar causando um tumor maligno como o câncer.

O mais recomendado é sempre se prevenir, uma vez que sua transmissão é predominantemente por via sexual. Mas também é preciso tomar outros cuidados, já que é possível contrair o HPV de outras formas: através da saliva, de auto-infecção e da infecção por perfuração ou corte com objetos contaminados. A vacinação também faz toda diferença, uma vez que previne contra os quatro tipos principais do vírus, inclusive o que traz o maior risco de provocar câncer. A vacina contra o HPV pode ser aplicada em meninos e meninas a partir dos nove anos de idade. Em todos os casos, é indispensável sempre manter suas consultas médicas em dia em conjunto com a realização de exames preventivos periodicamente, assim é possível ter um diagnóstico precoce e um tratamento adequado da doença.

+info: Dr. Valéria Dória Mendes da Costa, CRM 79010, Formada pela Faculdade de Medicina da USP, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP, Mestrado em Ciências da Saúde pela Famerp São José do Rio Preto/SP, Membro da Comissão de Tromboembolismo venoso da Febrasgo, www.dravaleriadoria.com.br



+ info