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Covid-19, pandemia e suas repercussões de ordem trabalhista - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

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Covid-19, pandemia e suas repercussões de ordem trabalhista

Covid-19, pandemia e suas repercussões de ordem trabalhista


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Diante da pandemia da Covid-19 e das recomendações de especialistas e das autoridades públicas de saúde, toda a comunidade empresarial tem procurado implementar ações para diminuir a disseminação do novo coronavírus. Dentre às diversas formas de tratar a situação, uma solução encontrada por diversas empresas é substituir o ambiente corporativo por sistemas remotos de realização das tarefas diárias, através do teletrabalho, denominado “home office”. Assim, por se tratar de uma mudança considerável na rotina de todos, as dúvidas são inevitáveis, tanto por parte dos empregadores, como por parte dos colaboradores. Alguns cuidados, do ponto de vista jurídico, devem ser tomados e, mesmo que a empresa permaneça fechada, precisa estar atenta ao cumprimento de suas obrigações trabalhistas previstas na CLT (artigos 75-A a 75-E) e nas legislações especiais recentemente emitidas pelas autoridades públicas federais.
Para a realização do trabalho remoto, o empregador deve prover aos seus funcionários equipamentos, serviços e infraestrutura necessários em suas casas para que todos possam realizar seus afazeres à distância, sem que isso gere também qualquer custo aos trabalhadores.
Mais do que nunca, a proximidade e a confiança recíproca entre empregadores e funcionários precisa ser trabalhada e fortalecida, pois este novo período será muito desafiador sob todos os aspectos.
É tempo de concessões recíprocas para que, após a crise, as empresas sobrevivam e possam continuar gerando empregos e valor ao país. O papel de cada um é trabalhar para amenizar os potenciais problemas de saúde, sociais, psicológicos, emocionais e econômicos que surgirão a partir de agora. Muito além do papel que desenvolvemos, individual e profissionalmente, na sociedade e para a economia, devemos agora projetar o que nosso comportamento refletirá no futuro das pessoas. Sendo assim, não é hora de fazer planejamentos egoístas e olhar apenas para as próprias necessidades. As empresas devem cuidar e preservar seu maior ativo: seus profissionais!

 

Foto: Pexels/Edward Jenner



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