Os pratos com peixe são uma ótima opção para a época da Páscoa e podem ser harmonizados com diferentes tipos de vinhos
Importantes para a saúde, os pratos com peixe são uma ótima opção para a época da Páscoa e podem ser harmonizados com diferentes tipos de vinhos
Essencial para uma dieta balanceada, os pratos com peixe são umas das principais escolhas no período da Páscoa, principalmente na Semana Santa. A carne de peixe é uma importante fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais – como cálcio, ferro, iodo e cobalto – além de uma ótima fonte de ômega 3 e 6. Esses tipos de gorduras são conhecidos pelos seus benefícios, como sua atuação em processos inflamatórios, diminuição dos triglicerídeos e do colesterol, redução dos riscos de doenças cardiovasculares e neurológicas.
Assim, quando falamos de pratos preparados com peixes, acompanhamentos mais leves, como legumes e vegetais, são as melhores opções. Já em relação às bebidas, os vinhos são uma ótima alternativa. Para peixes mais delicados, como linguado, tilápia e robalo, vinhos brancos frescos e cítricos fazem uma perfeita harmonização. Para peixes com porte médio e sabor um pouco mais forte, como bagre, bacalhau, tamboril e truta, vinhos perfumados e mais encorpados, como o Chardonnay e o Chenin Blanc são uma boa pedida. Lembrando que o bacalhau também pode ser harmonizado com vinhos tintos leves, frutados e frescos. Peixes mais carnudos, como o salmão e o atum, pedem vinhos de uva Gewurztraminer, Riesling e Chardonnay. Já os peixes com o sabor marcante, como a anchova e a sardinha, fazem uma ótima combinação com espumantes, como o Lambrusco Rosé, o Grenache Blanc e o Riesling seco.