Métodos inovadores: descubra as vantagens da construção a seco
Esta casa com construção a seco se destaca pela sustentabilidade e menor descarte de resíduos, utilizando materiais de ponta em um método construtivo que reduz o tempo de obra.
FOTOS_XAVIER NETO E DIVULGAÇÃO
Quando se fala em arquitetura e construção, a tecnologia representa, hoje, uma aliada na busca por soluções sustentáveis. A partir de práticas inovadoras e conceitos versáteis, é possível edificar lares ecologicamente corretos, pensando no menor impacto ambiental possível. Nesta casa, o arquiteto Marcus Ávila inspirou-se no Centre Pompidou, na França, e nos trabalhos de Zanettini no Brasil, para atender aos desejos do cliente que queria uma residência com sistema a seco de construção. Outro pedido especial era o layout aberto, que ficasse em evidência no terreno irregular em formato de trapézio, onde a frente é mais estreita e o fundo mais largo. Assim, o profissional investiu em uma arquitetura moderna e um processo de construção que abarca métodos construtivos que ainda são novidade no mercado. Entre eles, se destaca a parte estrutural, toda em perfil de aço aparente com vigas da Gerdau em formato de “W” (Noroaço), com fechamento de paredes em steel frame (Ananda Metais), gesso acartonado e telhas Shingle para o telhado, todos da Saint Gobain, fornecidos pela Topping. Essas soluções não são apenas ecologicamente corretas, uma vez que representam menor desperdício de materiais e economia de tempo e recursos, como proporcionam conforto extra aos moradores.
Visualmente, a casa ganhou uma estética apurada, com linhas retas e flutuantes que se assemelham a uma obra de arte moderna. Apesar de sua forma bruta, o aço proporciona uma leveza à construção. Isso somente foi possível devido à fundação, que possui apenas oito apoios de sustentação, fixados em sapatas de concreto com vergalhões da Gerdau (Noroaço). A casa é totalmente modular e parafusada, refletindo a praticidade em todas as etapas da obra. Esse recurso proporcionou uma construção rápida, com esqueleto estrutural montado em apenas 15 dias na fábrica da Noroaço. Uma vez pronto, o esqueleto estrutural foi instalado no terreno em apenas quatro dias, partindo para a etapa de fechamento externo, empregando perfis de steel frame da Ananda Metais (Topping). Subsequentemente, os perfis foram revestidos externamente com placas de Glasroc X – um gesso acartonado resistente às intempéries. Em seguida, as paredes são preenchidas com lã de vidro da Isover, garantindo uma vedação superior, e concluídas com placas de gesso acartonado da Placo. A sinergia desses componentes garante proteção térmica e sonora de alta performance. Todos esses materiais são da Saint Gobain e foram fornecidos pela Topping.
O extensivo uso de vidro Cebrase (Saint Gobain) não só ampliou os espaços, mas também assegurou uma iluminação natural intensa, resultando em menor consumo de energia e ambientes mais frescos devido à ventilação cruzada. Internamente, o drywall, composto por perfis de steel frame da Ananda Metais e placas de gesso acartonado da Saint Gobain (ambos fornecidos pela Topping), proporcionou flexibilidade de design e facilitou instalações elétricas e hidráulicas. Na área social, a combinação do forro acústico e piso vinílico da Tarkett eleva o conforto térmico e acústico. Um projeto nestes moldes pode ser concluído em um período mais curto, proporcionando uma economia significativa de custos e tempo. Para finalizar, a iluminação e as paredes em drywall foram cuidadosamente projetadas pelo arquiteto para evidenciar a estrutura “W”, enquanto o paisagismo de Álvares Tavares enfatiza a sustentabilidade com a valorização da natureza no projeto.
Onde Encontrar: Noroaço, (17) 3426-8600, www.noroaco.com, @noroaco;
Topping Revestimentos e Aço (17) 3426-8550, www.topping.com.br, @toppingrevestimentos