Métodos inovadores: descubra as vantagens da construção a seco - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Assinatura Baixar o APP

Métodos inovadores: descubra as vantagens da construção a seco


Esta casa com construção a seco se destaca pela sustentabilidade e menor descarte de resíduos, utilizando materiais de ponta em um método construtivo que reduz o tempo de obra.

FOTOS_XAVIER NETO E DIVULGAÇÃO

A entrada tem deck de madeira que leva à porta principal, onde a iluminação destaca o hall.

Quando se fala em arquitetura e construção, a tecnologia representa, hoje, uma aliada na busca por soluções sustentáveis. A partir de práticas inovadoras e conceitos versáteis, é possível edificar lares ecologicamente corretos, pensando no menor impacto ambiental possível. Nesta casa, o arquiteto Marcus Ávila inspirou-se no Centre Pompidou, na França, e nos trabalhos de Zanettini no Brasil, para atender aos desejos do cliente que queria uma residência com sistema a seco de construção. Outro pedido especial era o layout aberto, que ficasse em evidência no terreno irregular em formato de trapézio, onde a frente é mais estreita e o fundo mais largo. Assim, o profissional investiu em uma arquitetura moderna e um processo de construção que abarca métodos construtivos que ainda são novidade no mercado. Entre eles, se destaca a parte estrutural, toda em perfil de aço aparente com vigas da Gerdau em formato de “W” (Noroaço), com fechamento de paredes em steel frame (Ananda Metais), gesso acartonado e telhas Shingle para o telhado, todos da Saint Gobain, fornecidos pela Topping. Essas soluções não são apenas ecologicamente corretas, uma vez que representam menor desperdício de materiais e economia de tempo e recursos, como proporcionam conforto extra aos moradores.

Nesta foto, a casa tem conceito aberto, potencializado pela escolha do aço e dos amplos painéis de vidro da Cebrace (Saint Gobain) que garantem a integração dos interiores com o paisagismo do entorno. O design inovador se dá pela estrutura inclinada em ângulo de 45 graus, equilibrada sobre oito pontos de apoio no solo.

As diversas etapas da obra foram realizadas em tempo recorde devido ao método de construção a seco.

Visualmente, a casa ganhou uma estética apurada, com linhas retas e flutuantes que se assemelham a uma obra de arte moderna. Apesar de sua forma bruta, o aço proporciona uma leveza à construção. Isso somente foi possível devido à fundação, que possui apenas oito apoios de sustentação, fixados em sapatas de concreto com vergalhões da Gerdau (Noroaço). A casa é totalmente modular e parafusada, refletindo a praticidade em todas as etapas da obra. Esse recurso proporcionou uma construção rápida, com esqueleto estrutural montado em apenas 15 dias na fábrica da Noroaço. Uma vez pronto, o esqueleto estrutural foi instalado no terreno em apenas quatro dias, partindo para a etapa de fechamento externo, empregando perfis de steel frame da Ananda Metais (Topping). Subsequentemente, os perfis foram revestidos externamente com placas de Glasroc X – um gesso acartonado resistente às intempéries. Em seguida, as paredes são preenchidas com lã de vidro da Isover, garantindo uma vedação superior, e concluídas com placas de gesso acartonado da Placo. A sinergia desses componentes garante proteção térmica e sonora de alta performance. Todos esses materiais são da Saint Gobain e foram fornecidos pela Topping.

Os ambientes sociais, onde o uso de drywall, piso vinílico e forro acústico se destacam tanto pela sua acústica quanto pela capacidade de manter a temperatura.

O extensivo uso de vidro Cebrase (Saint Gobain) não só ampliou os espaços, mas também assegurou uma iluminação natural intensa, resultando em menor consumo de energia e ambientes mais frescos devido à ventilação cruzada. Internamente, o drywall, composto por perfis de steel frame da Ananda Metais e placas de gesso acartonado da Saint Gobain (ambos fornecidos pela Topping), proporcionou flexibilidade de design e facilitou instalações elétricas e hidráulicas. Na área social, a combinação do forro acústico e piso vinílico da Tarkett eleva o conforto térmico e acústico. Um projeto nestes moldes pode ser concluído em um período mais curto, proporcionando uma economia significativa de custos e tempo. Para finalizar, a iluminação e as paredes em drywall foram cuidadosamente projetadas pelo arquiteto para evidenciar a estrutura “W”, enquanto o paisagismo de Álvares Tavares enfatiza a sustentabilidade com a valorização da natureza no projeto.

A área externa com paisagismo, piscina e uma charmosa varanda com cozinha no estilo brasileiro, feita de estrutura em aço aparente da Gerdau e coberta com telhas sanduíche, tudo da Noroaço

Onde Encontrar: Noroaço, (17) 3426-8600, www.noroaco.com, @noroaco;
Topping Revestimentos e Aço (17) 3426-8550, www.topping.com.br, @toppingrevestimentos

Compartilhar