Se exercitar é o melhor remédio contra inúmeras comorbidades
Praticar exercícios físicos é ideal para melhorar o emocional e prevenir problemas maiores, como infarto e até mesmo câncer.
É preciso entender que a prática regular de exercício físico vai muito além da estética e traz benefícios para o corpo e a mente. Se você ainda não encontrou sua motivação para treinar regularmente, saiba que motivação nada mais é que o motivo da sua ação. Se exercitar melhora a função cerebral e a saúde mental, reduz o risco da perda cognitiva e demência (como Alzheimer), além de reduzir sintomas e auxiliar no tratamento de ansiedade e depressão, sendo tão efetivo quanto medicações em casos leves a moderados. Sim, o seu antidepressivo pode ser se exercitar 30 minutos 5 vezes na semana.
Quando você pratica exercícios físicos regularmente você está prevenindo mais de 13 tipos de câncer, inclusive ela faz parte do tratamento, já que ajuda a controlar o crescimento do tumor. Também é capaz de melhorar sua saúde cardiovascular, reduzir sua chance de ter infarto e acidente vascular cerebral. Para quem já tem diabetes ele ajuda no controle da glicemia e faz parte do tratamento da hipertensão. Seu poder é tão grande que ele pode ser tão efetivo quanto medicações para dores crônicas. E se você procura longevidade, não tenha dúvidas que se exercitar deve fazer parte da sua rotina: esse hábito vai promover o aumento de força e massa muscular, o que faz com que você tenha uma vida independente para suas atividades diárias, além de aumentar a sua expectativa de vida em 7 anos!
Em questão emocional ele também faz toda diferença, uma vez que melhora o humor, a qualidade do seu sono, reduz o estresse, melhora a confiança e constrói hábitos positivos, isso sem contar que ele promove oportunidades para conhecer pessoas e socializar. Vale lembrar que essa prática deve ser algo que te dê prazer, para que o processo não seja maçante. Se você não sabe por onde começar, vá pelo básico: 20 a 60 minutos de caminhadas diariamente ou algum outro exercício físico que você goste.
E aí? Você ainda tem dúvidas que o exercício físico é o melhor remédio?
+info: Dra. Gabriela Togni, CRM 207 889, Residente de Medicina Esportiva – Unifesp, Pós Graduada em Nutrologia – Albert Einstein. (17) 99714-7107 @dragabitogni