Novidade nos sistemas de robótica na medicina - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Assinatura Baixar o APP

Novidade nos sistemas de robótica na medicina

Novidade nos sistemas de robótica na medicina


Novo sistema tecnológico torna procedimentos ortopédicos mais precisos, seguros e com resultados mais favoráveis a curto e longo prazo.

A cirurgia de prótese de joelho (artroplastia total), seguindo os passos da medicina, tem se modernizado com o tempo. As
técnicas convencionais, que consideram o alinhamento mecânico da perna como base, se mostraram efetivas ao longo do tempo em questão de durabilidade. No entanto, 20% dos pacientes submetidos ao procedimento evoluem com insatisfação, 25% não desejam mais ser submetidos a um novo procedimento e cerca de 55% apresentam sintomas residuais. Nos últimos anos, foram associadas novas técnicas de implantação que visam o alinhamento individual para cada pessoa. A robótica se tornou uma aliada ao auxiliar o médico no planejamento e execução mais precisos do procedimento, para alcançar melhores resultados com o máximo de segurança. O Mako SmartRobotics™, fabricado pela Stryker, é o primeiro e único sistema robótico atualmente disponível.

Na programação pré-operatória desse sistema, uma tomografia computadorizada é realizada previamente à cirurgia e enviada aos Estados Unidos para planejamento anatômico do joelho (eixos, tamanho, ângulo e rotações) e do membro inferior a ser operado (alinhamento individual de cada paciente). Isso mostra ao médico, antes do procedimento, um esboço do tamanho do implante, cortes ósseos, alinhamento da perna e características individuais de cada paciente. Na fase inicial da cirurgia, o médico capta centenas de pontos do joelho e envia os dados ao robô, que executa a elaboração final tendo como base a tomografia realizada anteriormente e os pontos colhidos no ato cirúrgico, associado a um ajuste nas partes moles do joelho (balanço ligamentar). Assim que todo o planejamento estiver pronto, o braço robótico é liberado para o cirurgião realizar os cortes ósseos com segurança, auxiliado pela tecnologia AccuStop™ haptic.

Esta tecnologia está disponível em poucas cidades do país e no estado de São Paulo está presente em dois hospitais da
capital, na cidade de Bauru e agora em São José do Rio Preto, no Hospital Beneficência Portuguesa, que acaba de adquirir
um robô Mako. A realização do procedimento requer a atuação de um médico certificado (treinamento e autorização emitida pela fabricante – Stryker). O Dr. Márcio de Oliveira Carneiro já possui treinamento e certificação para iniciar a realização das cirurgias de prótese com Mako.

+info: Dr. Prof. mestre Márcio de Oliveira Carneiro, CRM 85425 TEOT 6366, Especialista em cirurgia de Joelho (Membro SBCJ), Co-orientador do serviço formação especialista Joelho Famerp-Funfarme, Mestre em Ortopedia pela USP Ribeirão Preto. Fellow do Institute Orthopedic MD Carlos Lavernia, em Miami nos Estados Unidos (2007) e Fellow GC Institute MD Ramon Cugat, em Barcelona na Espanha (2007)

Compartilhar