O sono é o maior aliado da sua saúde - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Assinatura Baixar o APP

O sono é o maior aliado da sua saúde

O sono é o maior aliado da sua saúde


Dormir mal traz problemas para a saúde física e mental, além de dificultar o processo de emagrecimento de quem quer perder peso

Estamos dormindo cada vez menos e com baixa qualidade: aproximadamente 60% da população tem alguma queixa referente ao sono. Se você parar para pensar que passamos basicamente 1/3 da nossa vida dormindo, vai entender o impacto que ele pode causar na sua vida para o bem ou para o mal. Sabemos que a privação de sono, seja em quantidade e/ou qualidade, tem impacto negativo na nossa saúde, já que o sono é responsável por desempenhar diversas funções, como restauração e recuperação, secreção de diversos hormônios que regulam nosso organismo, remoção de metabólitos no cérebro e consolidação da memória. Assim, fica evidente a importância de noites bem dormidas para manter um equilíbrio psíquico, emocional e metabólico. Quem não dorme bem pode apresentar consequências a curto prazo, como sintomas de ansiedade, indisposição e falta de foco, e a longo prazo ter maior risco de desenvolver doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e doenças decorrentes do declínio cognitivo como Alzheimer. Quando falamos de emagrecimento, o sono também impacta diretamente na nossa composição corporal. Noites mal dormidas alteram a secreção hormonal – aumentam o hormônio da fome e diminuem o hormônio da saciedade em aproximadamente 30% e 18% respectivamente, além de diminuir hormônios importantes para a construção muscular como GH e testosterona. O impacto negativo na função cerebral aumenta a vontade de consumir alimentos mais palatáveis (ricos em gordura e açúcar) e diminui a motivação e disposição para se manter ativo. Como consequência, sentimos mais fome e menos saciedade, comemos mais ao longo do dia, buscamos alimentos mais calóricos, fazemos piores escolhas alimentares e queimamos menos calorias ao longo do dia. Todos esses fatores associados dificultam a perda de gordura corporal e favorecem a perda de massa muscular. Se você deseja ter uma boa saúde física e mental, cuide do seu sono em quantidade e qualidade. Tenha uma rotina  de acordar e dormir sempre no mesmo horário, evite telas (celular, televisão, computador) pelo menos 1 hora antes de dormir, deixe seu ambiente escuro e silencioso e procure um profissional para te ajudar nesse processo.

+info: Dra. Gabriela Togni, Médica do Exercício e do Esporte, UNIFESP EPM – CRM 207889/ RQE 111129 e Pós-Graduada em Nutrologia – Albert Einstein.
(17) 99714-7107   @dragabitogni

Compartilhar

+ info

Dra. Gabriela Togni


Telefone (17) 99714-7107
Dra. Gabriela Togni - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle