Essa subespecialidade da Ginecologia é responsável por tratar a região pélvica e impacta de forma significativa na qualidade de vida da mulher
foto: Maksym_Azovtsev/Freepik
A Urinoginecologia não é uma nova especialidade médica, mas sim uma área de atuação dentro da ginecologia e urologia que cuida da função pélvica feminina. Isto é, trata os problemas urinários baixos, da bexiga e da uretra e outros órgãos pélvicos, como vagina, útero, reto e região perineal. O objetivo do uroginecologista é diagnosticar, prevenir e tratar dores pélvicas, flacidez da vagina, infecções do sistema urinário, dor na vagina, além de útero e bexiga caída. O profissional também é capaz de tratar a incontinência urinária e fecal.
É de suma importância procurar um uroginecologista para tratar estes sintomas, até porque o profissional estabelece o tratamento correto, auxilia na qualidade de vida das mulheres e traz bem-estar para as pacientes. Especialistas em uroginecologia utilizam testes mais precisos para identificar a disfunção do paciente. Além de diversos exames, como raio-X, ultrassonografia, ressonância e outros meios de análise. Os meios diagnósticos mais usados abrangem um perfil urodinâmico, que consiste no preenchimento da bexiga com água e a avaliação de como ela se comporta. Esta análise pode ser utilizada para estipular a quantidade de urina que a bexiga é capaz de conter ou se qualquer urina é deixada para trás à medida que a micção estiver completa. Outro teste muito usado por uroginecologistas é a cistoscopia, que possibilita ao médico verificar o interior da uretra e da bexiga à procura de hemorragias, infecções e cistos.
Com isso, o especialista busca a reeducação do assoalho pélvico e reabilitação miccional no pré e pós-cirúrgico, assim como a melhora da função perineal geral.