LARCS: Os contraceptivos reversíveis de longa duração
Esses contraceptivos de longa duração são reversíveis e apresentam taxa de eficácia maior que métodos convencionais como pílulas e laqueadura
Os LARCs (Long-Acting Reversible Contraception) são métodos que podem ser utilizados por 3 ou mais anos, agindo de forma independente em seu organismo e com 20 vezes mais eficácia que os métodos de curta ação, como pílulas, anel vaginal, adesivo e injeção. Atualmente você pode encontrar 3 opções de LARCS: o DIU de cobre, o DIU hormonal e o implante subdérmico. Cada um deles com modos diferentes de agir. Estudos clínicos realizados mostraram que as taxas de falha dos métodos de curta ação variam muito, uma vez que dependem da memória da pessoa para seu uso correto e consequente eficácia. Enquanto isso, os LARCs possuem uma taxa de menos de 1% de falha ao ano e chegam a ser mais eficazes até mesmo que métodos irreversíveis, como a laqueadura e a vasectomia.
Já quando o assunto é fluxo sanguíneo, cada caso é um caso e todos eles causam irregularidades nos primeiros meses; mas, no geral, ocorre uma diminuição e/ou estabilização de fluxo a longo prazo. Isso porque cada um possui seu modo de agir: enquanto o DIU de cobre não contém hormônios, as outras duas opções possuem, causando efeitos colaterais e diferentes vantagens que vão variar de acordo com o organismo de quem o está utilizando.
É por isso que, para decidir qual a melhor opção para seu caso, o recomendado é procurar um especialista de sua confiança e ter uma longa conversa a respeito de seu histórico de saúde, seus sintomas menstruais e quais seus objetivos com o método. Assim você garante que estará totalmente protegida e com toda a tranquilidade que merece para viver bem com sua menstruação.
+info: Dr. Valéria Dória Mendes da Costa, CRM 79010, Formada pela Faculdade de Medicina da USP,
Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP, Mestrado em Ciências da Saúde pela Famerp São José do Rio Preto/SP, Membro da Comissão de Tromboembolismo venoso da Febrasgo, www.dravaleriadoria.com.br