Descubra o universo por trás dos vinhos brancos - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Assinatura Baixar o APP

Descubra o universo por trás dos vinhos brancos

Descubra o universo por trás dos vinhos brancos


O universo dos vinhos brancos é vasto e fascinante, e vai muito além dos tradicionais Chardonnay e
Sauvignon Blanc

Para os apreciadores que buscam novas experiências e sabores únicos, há uma ampla gama de variedades de vinhos à espera de serem descobertas. Nesta jornada pelo universo vinícola, destacamos variedades excepcionais, prontas para enriquecer sua experiência enogastronômica e proporcionar uma degustação memorável. Entre as opções menos conhecidas, mas que têm ganhado destaque no cenário vinícola, está o Albariño, originário da Península Ibérica, Espanha e Portugal, famoso por sua acidez pronunciada e notas cítricas vibrantes. Em Portugal, o Loureiro se destaca no Vinho Verde, apresentando aromas florais e cítricos, perfeito para os dias mais quentes. Ainda em terras portuguesas, encontramos o Moscatel Roxo, um vinho branco produzido a partir de uvas rosé, com um perfil aromático distinto e notas de frutas vermelhas. A Verdelho é originária de Portugal e depois foi disseminada na região da Ilha da Madeira e está entre as principais uvas que originam os renomados Vinhos Madeira. Na Espanha, a Verdejo reina na região de Rueda, produzindo vinhos brancos frescos e aromáticos, ricos em aromas de frutas verdes e toques herbáceos. Outra pérola espanhola, a Picapoll, oferece vinhos frescos, ácidos e minerais.

A França nos presenteia com o Viognier, da região do Rhône, conquistando pelo seu perfume intenso de flores e frutas, e o Melon, base do vibrante Muscadet, famoso por sua acidez e sabores cítricos. A Gewürztraminer, embora encontrada em várias regiões, é reverenciada na Alsácia, França, por seus intensos aromas de lichias, rosas e especiarias. A Alemanha nos brinda com o Riesling, variando do seco ao doce e famoso por sua acidez acentuada e aromas de frutas cítricas e florais. Na Áustria, o Grüner Veltliner rouba a cena com sua acidez elegante e nuances de pimenta branca, harmonizando bem com uma variedade de pratos. O Pinot Grigio, originário da Itália, ganhou destaque no Brasil, apresentando-se como uma opção leve e fresca, marcada por notas de frutas verdes e uma acidez bem equilibrada. Cruzando o oceano em direção à América do Sul, na Argentina, a Torrontés se destaca. Desprezada em sua terra natal, a Espanha, encontrou nas terras argentinas o ambiente ideal para produzir vinhos florais, frutados e ligeiramente doces. Cada variedade apresenta uma expressão única do terroir, prometendo prazer e descoberta aos apreciadores. Explore esses vinhos brancos e enriqueça sua experiência enogastronômica.

Loureiro é uma casta emblemática da região dos Vinhos Verdes, na foto o vinho Muros Antigos, do icônico Anselmo Mendes, você encontra na Decanter.

O Laticínios São José, possui o Amitié Viognier, uma edição limitada elaborado com uvas Viognier, originárias da França e cultivadas da Serra Gaúcha. Em 2023 conquistou uma Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards, maior e mais influente concurso de vinhos no mundo.

De um dos menores vinhedos do mundo na Espanha, o Abadal, da Decanter, é feito com a Picapoll, uva Autóctone da Pla de Bages.

a vinícola, Paulo Laureano, no Alentejo (POR), o vinho Verdelho, obtido a partir de vinhas velhas enxertadas, que vieram da Ilha da Madeira. Este vinho você encontra no Laticínios São José.

O Löss, da Weingut Hiedler, produzido com Veltliner, uva típica da Aústria, na Decanter.

Um dos líderes de La Mancha, a Lozano produz vinhos típicos da região. O Marques de Toledo é composto 100% pela uva Verdejo. Encontrado na Decanter.

Produzido com a casta Albariño ou Alvarinho, o vinho Garzon Reserva Albariño é elaborado por um dos grandes nomes da viticultura no Uruguai, a Bodega Garzon, este vinho pode ser encontrado no Laticínios São José.

Giulio Straccali foi uma das mais importantes figuras do Chianti, e seu legado é preservado pela Rocca delle Macìe neste vinho feito com a casta Pinot Grigio, na Decanter.

Desprezada na Espanha, a uva Torrontés brilha na Argentina; na foto, o Alta Yarí Gran Torrontés, disponível na Decanter.

O Albis, um vinho branco feito com uvas rosé, a Moscatel Roxo, disponível na Decanter.

+info: Enoteca Decanter Rio Preto | Av. Anísio Haddad, 8001, salas 1B e 2B, (17) 98145-4064,  @decanter_riopreto
Laticínios São José | Av. Juscelino Kubitschek, 3670 e Av. Miguel Damha, 1450, (17) 97400-4570,  @laticiniossaojose

Compartilhar