Descubra os restaurantes brasileiros premiados pelo Guia Michelin

Assinatura Baixar o APP

Descubra os restaurantes brasileiros premiados pelo Guia Michelin

Descubra os restaurantes brasileiros premiados pelo Guia Michelin


Fundado na França em 1900, o Guia Michelin elege os melhores restaurantes e hotéis entre 29 países, a fim de destacar o dinamismo da culinária de cada região, novas tendências e talento.
A cada ano que passa grandes chefs brasileiros vêm ganhando ainda mais espaço no renomado guia. Este ano, 10 restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo foram contemplados com uma estrela. Já na categoria de duas estrelas, Oteque, no Rio de Janeiro, do chef Albert Landgraf, e Ryo Gastronomia, em São Paulo, comandado por Edson Yamashita, levaram a vez, juntando-se ao D.O.M, de Alex Atala e Giovane Carneiro, e ao Oro, de Felipe Bronze.
“A cada viagem ao país, nossos inspetores descobrem novos pratos criativos, feitos com produtos locais diversos, de qualidade e com ricas influências do mundo inteiro”, explica Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias MICHELIN. Para ele, a energia culinária impulsionada por chefs e novos talentos cada vez mais criativos e atentos aos desafios da gastronomia local e sustentável deve ser reconhecida.
Os chefs Alex Atala e Giovane Carneiro apresentam seu cardápio estritamente autoral no D.O.M. a fim de propor uma nova experiência gastronômica, resgatando os sabores mais autênticos da cozinha brasileira através de uma ótica contemporânea. Já Felipe Bronze, no Oro, traz a brasa como protagonista na preparação de seus menus.
No Oteque, o menu degustação é elaborado de acordo com a disponibilidade e sazonalidade dos ingredientes. Moderna, a culinária de Alberto Landgraf utiliza de sensações gastronômicas altamente precisas, apoiadas no uso de peixes e frutos do mar regionais. A gastronomia coerente, atual e minimalista do chef é fruto de uma habilidosa fusão de ingredientes e sabores.
Além disso, a seleção de restaurantes com uma estrela mantém-se em contínuo nível de alta criatividade e know-how. São Paulo conta com sete restaurantes: Evvai, Huto, Ju Sakamoto, Kan Suke, Kinoshita, Maní e Picchi. Já o Rio de Janeiro tem três restaurantes: Cipriani, Lasai e Mee. Na categoria Bib Gourmand estão inclusos os restaurantes que se destacam por seu excelente custo-benefício. Em 2020, estreiam nesta seleção Didier, Maria e o Boi, AE! Cozinha, Ama.zo, Banzeiro, Cepa, Charco, Kith 2º andar, Nit e Più Iguatemi.