Próteses de mama: quando é necessário trocar? - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Assinatura Baixar o APP

Próteses de mama: quando é necessário trocar?

Próteses de mama: quando é necessário trocar?


Afinal, é preciso trocar o implante de silicone a cada 10 anos? Se você perguntar para uma paciente que fez implante de prótese na mama qual o prazo de validade do silicone, pode ser que a resposta seja 10 anos.
E por que este número? Tudo indica que, a suposta necessidade de substituir os implantes mamários a cada 10 anos, seja baseada em dados que foram erroneamente interpretados de um relatório emitido em 2011 pelo FDA (Food and Drug Administration – EUA).
Em um dos trechos do relatório sobre a segurança dos implantes mamários de silicone foi mencionado que após 10 anos de um aumento inicial de mamas, 1 em cada 5 pacientes precisa de algum tipo de procedimento de revisão.
Isso significa que 20% das pacientes podem precisar de um novo procedimento devido a contratura capsular ou à ruptura do implante.
Isso também significa que 80% das pacientes estão muito bem, mesmo após 10 anos da realização da cirurgia.
Os números deixam claro que a troca da prótese só é necessária se a paciente apresentar algum problema e, antes disso, é preciso monitoramento adequado, realização de exames de imagem e avaliação criteriosa do médico cirurgião plástico especialista no procedimento.
Outro fator importante a ser destacado é que desde a emissão deste relatório em 2011, alta tecnologia vem sendo empregada no desenvolvimento e produção das próteses de silicone.
As próteses estão mais modernas, seguras e mais resistentes do que as analisadas anteriormente e naturalmente haverá uma necessidade cada vez menor de revisão do procedimento.
Não existe a necessidade real de substituir os implantes a cada 10 anos!



+ info

Dr. Renato J. Freitas


Telefone (17) 3227-0508
Website www.drrenatojfreitas.com.br
Dr. Renato J. Freitas - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle