O consumo de probióticos naturais, as bactérias do bem, aumenta a imunidade e melhora o funcionamento do intestino - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Assinatura Baixar o APP

O consumo de probióticos naturais, as bactérias do bem, aumenta a imunidade e melhora o funcionamento do intestino

O consumo de probióticos naturais, as bactérias do bem, aumenta a imunidade e melhora o funcionamento do intestino


foto: Heather Ford

Compartilhar

É importante saber que alguns alimentos são capazes de proporcionar melhorias ao corpo humano e, por isso, são denominados funcionais. Iogurtes, produtos à base de soja e fermentados, verduras e legumes são elementos intensamente benéficos, especialmente ao sistema imune de defesa.
Os probióticos são microrganismos vivos que ficam no intestino e ajudam na estabilidade da flora intestinal, contribuem com a digestão e fortificam o sistema imunológico. Os benefícios são: prevenir alergias e intolerâncias alimentares, prisão de ventre, obesidade, colesterol alto, hipertensão e enfermidades como câncer e infecções. É válido saber diferenciar prebióticos e probióticos para que não haja confusão. Ao passo que os probióticos são bactérias saudáveis que ocupam o intestino, os prebióticos são fibras que servem como alimento para os próprios probióticos e cooperam com sua sobrevivência e multiplicação no órgão do sistema digestório.
Para garantir que todos os benefícios sejam produzidos, é preciso entender que o consumo desses alimentos tem de ser diário – vale ressaltar que o acompanhamento de uma nutricionista é de suma importância.
Aposte em alimentos ricos em probióticos naturais como, por exemplo:
Kefir: Uma bebida láctea fermentada com uma proporção elevada de probióticos e antioxidantes, as bactérias do kefir podem ser cultivadas em casa e a produção se parece com a elaboração de iogurte natural. Além disso, aperfeiçoa a absorção de nutrientes, uma excelente dica para quem passou por tratamentos com antibióticos e necessita equilibrar o trânsito intestinal.
Azeitonas verdes: Preparadas em salmoura e frutos que sofrem fermentação natural – característica que atribui seu sabor particular. Ricas em vitamina E, antioxidantes, cálcio e ferro, favorecendo a circulação do sangue, reduz o LDL (colesterol ruim) e atuam como anti-inflamatório natural.
Iogurte: Contém cálcio – auxilia no fortalecimento dos ossos e defende o sistema nervoso e as vitaminas do complexo B, fornecendo apoio à produção de energia e fonte de proteína.



+ info

Ana Carolina São Bento

CREA Nutricionista CRN3:14317
São José do Rio Preto/SP
Telefone (17) 99198-2772
Ana Carolina São Bento - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle