Parto Humanizado: quais as melhores opções quando se opta por este procedimento

Assinatura Baixar o APP

Parto Humanizado: quais as melhores opções quando se opta por este procedimento

Parto Humanizado: quais as melhores opções quando se opta por este procedimento


Compartilhar

Muito se fala na humanização do parto, geralmente relacionado a experiências positivas tidas por mulheres no decorrer do parto vaginal. No entanto, há medidas que podem ser adotadas na cesárea, que a transformam em uma intervenção humanizada.

Neste caso, é permitido que um acompanhante esteja presente, além de ser possível que, logo após o nascimento, o bebê tenha interação direta com a mãe para incentivar o aleitamento materno neste momento tão especial. Totalmente distinto da cesárea normal, a mulher é prestigiada, uma participante direta do parto. Por isso, o obstetra retrata todos os acontecimentos, retirando os campos cirúrgicos para que ela possa ver seu filho nascendo.

Luz fraca, temperatura agradável, playlist com músicas que a mulher goste ao fundo e uma assistência médica dialogando a cada passo dado é um conjunto que torna o ambiente perfeito, gerando conforto e reduzindo o nível de estresse e de ansiedade da gestante.

O ideal é que a intervenção seja semelhante ao parto normal: o corte é feito no mesmo diâmetro se comparado à dilatação vaginal, cerca de dez centímetros. Além disso, o recém-nascido é retirado lentamente do corpo da mãe, sem que o cordão umbilical seja cortado imediatamente. Depois disso, o bebê é colocado no colo da mulher para mamar, a fim de que a separação não seja feita de maneira tão rápida e para que os primeiros cuidados sejam realizados ali mesmo.

Por fim, a assistência do trabalho de parto é realizada por meio de um partograma, que é uma representação gráfica das contrações, da dilatação, dos batimentos cardíacos fetais, entre outros fatores adaptados a cada hora ou meia hora.