Janelas e percepção: as obras inspiradoras de Luiz Bitthencourt - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Assinatura Baixar o APP

Janelas e percepção: as obras inspiradoras de Luiz Bitthencourt


Obra Fragilidade e Força de Deus nos Vitrais de Valéria Costa

FOTOS TELA_DIMAS CARDOSO FOTO PESSOAL_ANDRÉ DIAZ

As obras de Luiz Bhittencourt intrigam nos detalhes e deixam fluir a imaginação para além de uma mensagem linear, despertando sensações e interpretações Olhar atentamente e ver cada movimento, cada pincelada, cada traço e trazer significados ao que os olhos nos revelam.

É pela percepção que é construída toda a conexão na tentativa de decodificar o que se vê. Janelas trazem a abertura para imaginação levar o espectador para espaços íntimos e muito particulares. É assim que exposição “Janelas e Percepção”, com obras de Luiz Bhittencourt, nasce e transmite ao seu observador a capacidade de refletir e criar sua própria narrativa do que é arte. Torres de uma igreja, vidraças fechadas para um céu azul. Qual leitura é possível fazer da obra Fragilidade e Força de Deus nos Vitrais de Valéria Costa? A escolha é livre. São janelas misteriosas onde cada contemplador irá enxergar algo único por de traz da imagem. Pinceladas fortes que contrastam as cores, que muito se assemelha ao movimento expressionista, é resultado da experiência pessoal do artista associada à busca por algo novo.

Não há controle entre os traços, mas ao mesmo tempo, a dissimetria está harmonizada em cada novo
borrão de tinta feito sobre a tela, como na obra O Lúdico na Arte Criativa de Murilo Sgorlon. O anacronismo
da cena desafia quem a observa, como se provocasse quem a admira. Tal dialética se opõe onde o uso
apenas de cores primárias, fazem da pintura algo tão subjetivo. E o que dizer da sensação de ampliação, como numa lupa sobre os vitrais sacros, ao observar a tela Percepção de um Vitral? É buscar o detalhe, o encaixe e a sutileza na junção de peças para formar algo maior e muito mais grandioso. As sensações são expressadas em cada passada do pincel que vibra e explode em cores. Há originalidade. Por fim, a neutralidade e palidez também resgatam sensações. O que transmite a pintura Percepção da Janela XVI? Laços saudosos? Memórias da infância? Ou um pesar por algo que se foi? Mais uma vez a reflexão por traz da obra deixa livre o espectador para ir além do que o próprio artista pensou.

Obra Percepção de um Vitral

Obra O Lúdico na Arte Criativa de Murilo Sgorlon

Onde Encontrar: Luiz Bhittencourt, (11) 3945-1366 e 97369-2044, contato@galleryluizbhittencourt.com,
www.galleryluizbhittencourt.com, @luizbhittencourtoficial

Compartilhar