Salone del Mobile.Milano 2023 - Revista InterArq | Arquitetura, Decoração, Design, Paisagismo e Lifestyle

Assinatura Baixar o APP

Salone del Mobile.Milano 2023


Fotos: Cortesia do  Salone del Mobile.Milano (Andrea Mariani, Alessandro Russotti, Diego Ravier, Luca Fiammenghi, Ludovica Mangini, Ruggiero Scardigno e Francesco Rucci

O Salão do Móvel de Miláo de 2023, evento icônico no universo do mobiliário e design, reabriu suas portas para uma edição revolucionária, estabelecendo um novo paradigma para as feiras comerciais futuras. Com o lema de criar valor duradouro e redesenhar a experiência em feiras, o evento deste ano foi um caldeirão de inovação, beleza e sustentabilidade. Ocorrendo na Fiera Milano Rho, a 61ª edição do Salone transcendeu a concepção tradicional de feiras, posicionando-se como um epicentro de experimentação, intercâmbio de ideias e produção de cultura e pensamento.

Centrando o humano em sua experiência, a feira introduziu inovações significativas: uma organização de exposição em um único nível para uma jornada coesa e enriquecedora, um Euroluce reimaginado facilitando uma experiência sem frustrações para os visitantes, e um segmento cultural robusto, promovendo interdisciplinaridade e enriquecimento intelectual. Essas mudanças visam não apenas melhorar a experiência dos participantes mas também refletem uma abordagem mais consciente e integrada ao design e à sustentabilidade.

O evento deste ano abrigou 2.000 expositores de 37 países, incluindo jovens talentos e escolas de design, todos unidos pela liberdade criativa e pela missão de apresentar soluções sustentáveis e inovadoras. O compromisso com o bem-estar e a responsabilidade ambiental foi evidente em todas as exposições, destacando a importância de cuidar de nós mesmos, dos outros e do planeta.

O S.Project e o Euroluce foram destaques particulares, o primeiro explorando a hibridização de espaços e o segundo apresentando uma nova visão para a iluminação, ambos complementados por exposições culturais ricas e variadas. O Euroluce, especificamente, transformou-se em uma ‘Cidade das Luzes’, com um design que facilita a descoberta e a apreciação dos expositores.

Este Salone del Mobile.Milano não foi apenas uma mostra de design e inovação; foi uma declaração poderosa sobre o futuro das feiras comerciais, onde sustentabilidade, cultura e design se entrelaçam para criar experiências memoráveis e significativas. Com a visão de futuro e a dedicação dos organizadores e participantes, o Salone del Mobile.Milano continua a ser um farol de excelência e inovação no cenário global de design.

Texto Leandro e Paulo Marcato